Projectores LEGO

This post is part 3 of 3 of  Rede de controlo 1-wire

Alguns pormenores da montagem dos projectores LEGO para o palco do concerto dos Xutos&Pontapés:

As peças que formam o corpo do projector:

 

O LED de luz branca e a resistência para limitar a corrente (utilizei um LED SMD mas também é possível um LED convencional de 3 mm apesar de não deixar que a lente colorida feche na perfeição):

 

Nota: entretanto comprei outras resistẽncias supostamente idênticas (inclusive da mesma potência, 1/4W) mas significativamente mais pequenas e que cabem dentro do corpo do projector pelo que nos projectores mais recentes ficam escondidas.

A queda de tensão no LED é de 3 V e como usei uma resistência de 270Ω para uma alimentação de 9 V como é o caso de uma pilha PP3 temos uma corrente no LED aceso de 22 mA; se utilizar uma bateria Power Functions ou Mindstorms a tensão será um pouco menor e além disso a saída do tipo ‘open drain’ do DS2413 retira 0.4 V por isso a corrente efectiva no LED deverá ser próxima de 18 mA.

O projector com a lente colorida. Há pouca variedade de cores translúcidas desta peça (azul, laranja, vermelho claro, amarelo e transparente) por isso talvez venha a experimentar outras peças:

O cabo já entrançado e uma visão da parte traseira do projector (os cabos passam por dentro da pega, ajuda a fixar os cabos ao corpo):

 

Series Navigation<< 1-wire LEGO LED stripe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *