O meu próprio Media Center – Parte 2

This post is part 2 of 2 of  O meu próprio Media Center
Media Center: Diagrama de ligações

O centro das atenções prende-se no Media Center: é nele que estão armazenados todos os ficheiros de media (gravações de TDT, importações de CD e DVD, fotos, ficheiros avulsos).

O acesso aos conteúdo pode ser feito directamente pelo Media Center que tem um comando RF semelhante ao de uma TV (embora possa ser comandado de outras formas como por browser ou por aplicação Android) e está ligado por um cabo HDMI à TV pelo que imagem e som saem directamente por ela. Uma desvantagem desta nova versão do nosso Media Center é a TV ter apenas som estereo e tanto o MC como a TV apenas terem ligações S/PDIF ópticas (Toslink) – nas versões anteriores o som em vez de ser encaminhado para a TV era encaminhado por uma ligação S/PDIF analógica (RCA) para um sistema 5.1 que se quiser manter terei primeiro de encontrar um adaptador RCA->Toslink.

É ainda possível aceder de outras formas aos conteúdos do MC graças às ligações de rede:

  • através de um browser
  • através de um cliente UPnP/DLNA às gravações, vídeos, fotos e músicas; a própria TV já tem um cliente DLNA mas podemos usar aplicações como o Windows Media Player ou o VLC a partir de PC, Tablet e mesmo alguns telemóveis
  • através de um frontend MythTV (o do próprio projecto ou outro como o XBMC) a tudo, inclusive Live TV

No próximo artigo desta série abordo a configuração de hardware do Media Center.

Series Navigation<< O meu próprio Media Center – parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *