O meu próprio Media Center – parte 1

This post is part 1 of 2 of  O meu próprio Media Center

Parte 1 – Enquadramento

Começa a formar-se uma tradição familiar: a cada novo filho um novo Media Center.

Da primeira vez a ideia inicial foi aproveitar spares para implementar uma forma da cara metade (em licença maternal) poder ver durante o dia os episódios do House que na altura passavam a horas aberrantes.

Cá em casa spares é coisa que nunca faltam, ainda restava qualquer coisa de uns anos antes quando ao ir morar sozinho optei por por não comprar TV e sim usar o computador principal como misto de posto de trabalho e consola de jogos (uma placa receptora de TV da Hauppauge, um sistema de som surround Cambridge, um monitor CRT de 19″). Só que já na altura estes não eram novos e eu não pretendia gastar dinheiro por isso… como já tinha começado a dar uns passos com o Ubuntu descobri uma versão mais leve deste que integrava o MythTV (um projecto open source que implementa uma solução completa de Media Center): o Mythbuntu.

Depois de algumas afinadelas iniciais (sobretudo no sentido de baixar o ruído de funcionamento e melhorar o aspecto externo para poder passar despercebido na sala de estar, trocando o CRT de 19″ pela TV LCD de 32″ oferta de casamento) teve grande sucesso por permitir fugir aos anúncios: podiamos por exemplo começar a ver um telejornal 20 minutos depois do início da emissão e acabar de vê-lo em real time tendo saltado toda a publicidade e lavagem cerebral. Passados quase 5 anos ainda nos rimos quando vemos os prestadores de televisão terrestre anunciarem como novas as funcionalidades que usamos há tanto tempo.

Sim, temos apenas 4 canais… mas para o que precisamos chega e sobra e não encontramos nos canais terrestres qualidade/oferta suficientes que justifiquem subscrever o serviço, ainda mais quando os únicos operadores que se dignam cablar até à nossa porta estão na minha lista negra (e o ADSL que também temos não permite IPTV por imposição de um desses operadores, tal é a livre concorrência neste país)

A configuração foi sofrendo alguns upgrades e ajustes até que Portugal entrou na era da TDT e eu me apercebi que tinha cerca de 2 anos até ser desligado o sinal analógico de TV. Como a TV entretanto avariara e já não valia a pena reparar (a experiência de TV através do Media Center era tão ou mais satifastória exceptuando o futebol em que víamos os golos 10 segundos depois do vizinho de cima ter gritado) ficámos com 2 opções: comprar uma nova TV que já permitisse TDT ou adicionar uma placa DVB-T ao Media Center. Na altura as televisões inteligentes ainda estavam a despontar, com preços ainda muito elevados e com normas ainda muito mal definidas por isso foi a placa.

Como o processador e a placa gráfica não tinham capacidade para exibir a alta definição da TDT [que mais tarde vim a descobrir ser apenas marketing já que as emissões TDT em Portugal são de 720p e não de 1080p, talvez o operador de TDT vender também serviços terrestres e o Estado não estar para se chatear tenha algo a ver com isso] foi necessário nesta segunda encarnação do Media Center passar a ter dois sistemas: um Frontend na sala, pequeno e praticamente silencioso, somente para visualização ou audição e um Backend mais volumoso, num quarto vazio, para recepção do sinal TDT e armazenamento dos ficheiros.

Passada a reacção «há cabos pela casa toda!!!» repetiu-se o sucesso da primeira versão, agora com o pequenote a dominar também o conceito de «pausar» os desenhos animados.

Entretanto as televisões inteligentes baixaram de preço e aproveitei a licença parental para substituir a TV avariada – sai um LCD de 32″ [e 20 kg!] por um LED de 40″ bem mais leve e ocupando o mesmo espaço.

Só que a placa gráfica do Frontend [e tudo o resto cá em casa excepto os laptops] não permite ligação digital e a motherboard não permitia adicionar nenhuma placa gráfica moderna por isso foi necessário actualizar o Frontend. E uma vez que o novo sistema vem com bastante mais recursos, voltamos a ter ambas as funcionalides (Frontend e Backend) num só sistema.

Nos próximos artigos explico como configurar um Media Center que permite tirar partido das funcionalidades de uma SmartTV.

O meu próprio Media Center – Parte 2

This post is part 2 of 2 of  O meu próprio Media Center
Media Center: Diagrama de ligações

O centro das atenções prende-se no Media Center: é nele que estão armazenados todos os ficheiros de media (gravações de TDT, importações de CD e DVD, fotos, ficheiros avulsos).

O acesso aos conteúdo pode ser feito directamente pelo Media Center que tem um comando RF semelhante ao de uma TV (embora possa ser comandado de outras formas como por browser ou por aplicação Android) e está ligado por um cabo HDMI à TV pelo que imagem e som saem directamente por ela. Uma desvantagem desta nova versão do nosso Media Center é a TV ter apenas som estereo e tanto o MC como a TV apenas terem ligações S/PDIF ópticas (Toslink) – nas versões anteriores o som em vez de ser encaminhado para a TV era encaminhado por uma ligação S/PDIF analógica (RCA) para um sistema 5.1 que se quiser manter terei primeiro de encontrar um adaptador RCA->Toslink.

É ainda possível aceder de outras formas aos conteúdos do MC graças às ligações de rede:

  • através de um browser
  • através de um cliente UPnP/DLNA às gravações, vídeos, fotos e músicas; a própria TV já tem um cliente DLNA mas podemos usar aplicações como o Windows Media Player ou o VLC a partir de PC, Tablet e mesmo alguns telemóveis
  • através de um frontend MythTV (o do próprio projecto ou outro como o XBMC) a tudo, inclusive Live TV

No próximo artigo desta série abordo a configuração de hardware do Media Center.