Small iBeacons da myBeacon

Recebi finalmente os meus primeiros iBeacons, dois Small iBeacons da myBeacon (um preto e outro vermelho). A encomenda demorou 12 longos dias a chegar, a acreditar na data do carimbo Royal Post 10 deles foram passados nos serviços postais.

A encomenda chegou num envelope almofadado pequeno, sem remetente. Dentro apenas 2 saquinhos ziplock – nada de instruções ou sequer um papel com a ordem de encomenda!

mybeacon-small-01
Small iBeacon da myBeacon (vermelho)

Dentro de cada saco outros dois saquinhos, um adesivo redondo 3M e 3 peças pretas que formam a caixa do dispositivo; um dos sacos tem uma pilha CR2032, o outro a placa de circuito impresso do beacon propriamente dito.

mybeacon-small-02mybeacon-small-03Para montar é simples: insere-se a pilha CR2032 com a face “+” para cima e a face “-” virada para o circuito impresso. Como não existe qualquer interruptor, assim que inserimos a pilha o beacon liga-se e assim permanece até retirarmos a pilha ou ela se descarregar (é suposto durar entre 6 a 12 meses).

Das 3 peças que forma caixa só 2 são necessárias, permitindo montar:

  • – um cilindro
  • – um cilindro com aba furada para porta-chaves

mybeacon-small-04

(mostro o preto, foi o único que montei até agora)

O Small iBeacon é correctamente reconhecido embora como sendo um ibeacon da RF Proximity:

RFProximity
 MAC:...
 Updated: ...
 RSSI: -79.0 db/-79.0 db
 UUID: ....
 Major: 0    Minor: 0
 TX Power: -58    Distance: 8.65m
 Descriptor: FAR

Mais uma vez a precisão deixa muito a desejar: não eram 8.65m mas 30cm!!! O que só prova:

  • a implementação do LEGO B3AC0N até está bastante boa;
  • a precisão da maioria das aplicações disponíveis no Google Play é uma desgraça!

Infelizmente a myBeacon apenas fornece software para iOS pelo que não sei ainda como configurá-lo (alterar os valores de Major e Minor, eventualmente também o UUID) mas para o que pretendo por agora serve perfeitamente.

A RF Proximity tem aplicações para Android, incluido uma para encontrarmos o carro quando nos esquecemos onde o estacionámos (assumindo que deixámos o iBeacon dentro do carro e tínhamos o telemóvel a segui-lo quando saímos do carro). Mas infelizmente também não parece ter nenhuma para configurar os seus beacons.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *