Roda livre

Não gostei da roda livre baseada num «pneu», os  movimentos curvos do Rover não me pareciam consistentes.

Tinha encontrado recentemente um artigo de uma roda livre com base numa bola de um conjunto Mindstorms que eu não tenho mas a ideia pareceu-me boa e experimentei primeiro com a bola da minha trackball e depois decidi usar um «abafador» (um berlinde de vidro grande, cerca do dobro do diâmetro de um berlinde normal).

DSC_0183-2 DSC_0185-2A forma como a roda livre está montada no chassis ainda é deficiente (ocorre alguma torção devido ao peso do Rover) mas os movimentos curvos são muito mais fluidos já que o eixo de rotação do Rover passou a ser a bola em vez de uma roda com o seu próprio eixo de rotação.

Entretanto ainda hei-de experimentar outra ideia bastante interessante, usar a bola de um desodorizante roll-on, requer bastante menos peças. O autor (Philippe “Philo”Hurbain) é bastante conhecido no mundo Lego Technic e Mindstorms, com análises tecnicamente muito detalhadas aos motores e baterias da Lego. Também tem no seu site diagramas para montagem de um Rover em Lego que  usa uma bola como roda livre (Spy Camera Rover).

 

Series Navigation<< Montagem do RoverPrimeiras linhas de código >>

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *